top of page

CUIDADO COM O ANDOR Rock’n’roll em estado puro


Ele procurava por Deus, desde o CD O Andarilho - Prêmio Cássia Ellen 2014, da Secretaria de Cultura do DF – no qual, em dez faixas - quase todas de sua autoria - canta para Zaratustra, para Torquato e para o próprio Deus: “Um caminho sem volta/Um tiro no escuro”, expressa na faixa Procurando por Deus.

Agora, Angelo Macarius e sua Macarius Fusion atacam com o EP Cuidado com o andor, de apenas cinco faixas, que, no entanto, tem peso proporcional à polêmica abordagem das letras e à ferocidade do canto de Macarius, que ecoa na imensa plataforma em que estão a postos (Samuel Lila (guitarra) Gean Carlos (contrabaixo) e Luciano Bispo (bateria), inteiramente comprometidos com o som que o cantor busca obstinadamente...

...e parece que o encontrou. Não só o som, mas também o caminho que o afasta da hipocrisia, da indiferença, da soberba, “da fúria do mundo” e do “abismo”.

A faixa de abertura, Anjo de Portugal - construída a partir de um poema do jornalista José Edmar Gomes - dialoga com a divindade, diante da impotência dos governos em superar as convulsões sociais que abalam o mundo.

É um pedido de socorro ao ser angélico que ajudou Dom Afonso Henriques vencer, por volta do ano 1136, os muçulmanos, na Batalha de Ourique, o que lhe valeu também o título de primeiro rei de Portugal.

Anjo de Portugal, ou o Santo Anjo da Guarda de Portugal, Anjo Custódio de Portugal ou Anjo da Paz, é uma das designações de São Miguel Arcanjo, a divindade que protege a nação portuguesa.

O Anjo, também, preparou os pastoresinhos de Fátima para receberem Nossa Senhora, em 1917. Ele disse a eles: Eu sou o Anjo da sua guarda, o Anjo de Portugal”.

Por tudo isso, o Anjo passou a ser referência mística dos povos de língua portuguesa, a quem recorrem para expiar os carmas históricos que seus ancestrais lhes deixaram.

Portugal, que já cometeu tantas iniquidades... A América portuguesa e seus índios massacrados e os escravos em carne em viva, cozidos ao sol tropical...

África mãe de todas as iniquidades... Tantas e tão absurdas, que tal situação se tornou banal aos olhos e ouvidos do mundo. O continente continua escuro e invisível.

Então o rock vocifera: “Nero voltou a governar/Há um estado de pânico/Na Terra de Shangri-lá...“

Angelo Macarius canta para as divindades e para as pessoas. Seu discurso musical se torna mais instigante quando confessa: “Eu confio pouco em quem não viu Deus”, na faixa Barganha Divina- de sua autoria - um rock agalopado que dialoga com a poética dos trovadores medievais, gente de vida cigana e “sertaneza”. Canto de quem já viu o Nordeste pegar fogo e o sertão virar mar. (O Piauí de sua infância continua dentro dele).

A faixa evolui, a partir de sua indignação com os profetas da usura, para uma catarse coletiva, com a invocação a Krishna. Barganha Divina termina transcendendo para um “prasadam” misericordioso, com direito a solo de cítara e tudo, para alimentar almas que buscam substância espiritual.

Pau pereira - uma parceria entre Macarius e o baterista Luciano Bispo - é outra sacada em cima de imagens que estão registradas no inconsciente coletivo de quem habita o sertão convulsionado pelos desmandos de seus barões, fidalgos, sátrapas: fome e solidão. Dores que se misturam no casamento deste martelo agalopado com a soul music. Quem tiver ouvidos para ouvir que ouça.

Let’s go raider- também de sua autoria - por sua vez, é um hino à liberdade, um ato de amor a três: o vento, a estrada e a velocidade. Coisa de estrada. Não de andarilho amesquinhado, mas dos seres que se integram ao motor e às duas rodas para seguir o vento.

A balada Abismo, que fecha o EP, é a faixa mais tocada do CD O Andarilho e, talvez por isso, entrou neste novo projeto. Ou talvez, ainda, para que a poética de Macarius reapresente as palavras ‘solitude’ e ‘beatude’, capturadas no fundo desse abismo e, por isso mesmo, cheias de bolor.

Cuidado com o andor, contudo, é rock”n’roll em estado puro. Abra bem os ouvidos e os olhos e “alce seu voo”.

(Brother do Sobrado)

SPOTIFY:

https://open.spotify.com/artist/6FXEx4ipqJU8mAoZlXW3xk?si=6O4bZRDgTW6hw2HiGV4M9g

DEZZER:

https://www.deezer.com/fr/artist/57911352


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page